terça-feira, 30 de setembro de 2014

COORDENADORIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ PARTICIPA DE CONFERENCIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL EM NATAL



Municípios do Rio Grande do Norte se reuniram no ultimo fim de semana para realização da conferências estaduais de proteção e defesa civil, a conferências foi realizada no auditório do quartel do Corpo de Bombeiros em Natal, durante o evento os representantes dos municípios debateram e escolheram dez princípios e 30 diretrizes para a etapa nacional, marcada para 4 de novembro, em Brasília. Também foram eleitos os delegados que representarão os Estados nesta última etapa. foram escolhidos os representantes de cada coordenadoria de proteção e defesa civil que iram representar seus municípios na segunda conferencia nacional.



O tema que foi discutido foi Defesa Civil só se faz com participação e cidadania. Para esta conferencia se fizeram presentes o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Guamaré, Francisco Fonseca, o secretario de segurança municipal João Batista, Delegado Gestor do Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte Jose de Arimateia Siqueira, Jose Cassimiro Dantas Técnico em Apicultura e demais técnicos auxiliares da Defesa Civil de Guamaré.



Nas formações dos Grupos foram apresentadas as diretrizes, e questionadas as dificuldades entre Gestores Públicos e sociedade civil, a prevenção do risco devem ser prioridade e não limitar apenas ações nos casos de fenômenos da natureza que venham afetar a população.



Também foram apresentados os pontos mais importantes dessa conferencia, planejamento, plano de educação, locais de atendimento, rota de fuga, transporte, atendimento médico, alimentação, abrigo e comunicação, diante dos assuntos expostos e formados as temáticas da reunião foram aprovadas as diretrizes da maior relevo social.



Em seguida foi formada a comissão e votação dos delegados que representarão o Rio Grande do Norte na Conferencia Nacional em Brasília, de Guamaré foram escolhidos Francisco Fonseca Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Moacir Reinaldo Agente de Proteção e Defesa Civil, João Batista Secretario Municipal de Segurança Pública de Guamaré, Ricardo Araújo Assessor do Secretario de Segurança de Guamaré.



Participaram também do evento vários representantes dos territórios do RN entre eles o Sr. Pedro Juventino de Lages e demais convidados.



Entre novembro de 2013 e junho de 2014, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil contabilizou a participação de mais de 1,8 mil municípios em conferências municipais e intermunicipais, a realização de 22 etapas estaduais e 17 livres, além da conferência virtual, realizada em agosto deste ano. A etapa nacional tem a proposta de definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).


Fonte: blog guamarenews

Fotos:José Arimateia

Nenhum comentário:

Postar um comentário